O Tratamento do Tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer.
O Ministério da saúde, desde 2002 vem publicando e atualizando portarias que incluem o Tratamento do Tabagismo na Rede SUS, em parceria com estados e municípios, tanto na atenção básica quanto na média e alta complexidade.
É importante destacar que ao ingressar no programa de Tratamento do Tabagismo, os municípios e estados assumem o compromisso de organização e implantação das ações para o cuidado da pessoa tabagista. O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensa, individual ou em grupo, e se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.
As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no Brasil vêm gerando uma diminuição da aceitação do Tabagismo na sociedade, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo. O SUS oferece ao fumante brasileiro que deseje parar de fumar um tratamento adequado com metodologia embasada em evidências científicas.
O município de Paranaíba sempre foi parceiro deste Tratamento, porém no ano passado devido à Pandemia do COVID 19 não foi possível a realização do grupo.
Fonte: site: www.paranaiba.ms.gov.br/